Como liderar uma equipe desmotivada

Tempo de leitura: 4 minutos

Recebo sempre um líder de alguma equipe me perguntando como liderar uma equipe desmotivada e em seguida faço para esse líder as seguintes perguntas:

Como liderar uma equipe desmotivada

  • Qual foi o motivo que levou a sua equipe a ficar nesse estado de desmotivação?
  • Você tem entregue aos seus liderados as Metas bem claras?
  • Tem acompanhado a equipe, supervisionado em pequenos espaços de tempo?

Depois de fazer essas e outras perguntas os líderes sempre se põe a uma ressignificação interior, pois ser líder na verdade não significa apenas entregar as Metas no início de cada mês e esperar que a equipe fique motivada, comprometida, focada por durante todo o restante do mês e no último dia lhe entregue um resultado incrível!

Todo bom líder deve liderar de forma profissional,

Entregar as metas com clareza de detalhes, estimular a equipe, mostrar o objetivo principal, criar competições atraentes  que desperte na equipe o desejo de conquistar o resultado esperado.

Também é preciso supervisionar a equipe em períodos menores, por exemplo se a meta é para o mês inteiro, a cada semana reunir a equipe, analisar o que já foi feito.

Em seguida estimular com uma breve palestra que os deixem cada vez mais unidos e com um enorme desejo de ver o resultado final de forma positiva.

Assim como se faz com os jogadores de um time de futebol que estão sedentos pela vitória de um campeonato.

A equipe jamais se motivará sozinha e nem tampouco será capaz de alcançar os resultados que eles ainda não conseguem enxergar através da mentalização positiva.

Um bom líder sempre vai liderar com afinco

Essa tarefa é do líder! O líder tem como dever visualizar, mentalizar e focar nos resultados positivos, antes mesmo de eles acontecerem.

Isso se chama visão de futuro e com essa visão clara em sua mente, com a certeza de chegar lá nesse objetivo, esse líder vai conseguir estimular de tal forma seus liderados que eles serão capazes de se esforçar além dos seus limites.

Para realizar junto a esse líder o sonho que já se faz compreendido por todos.

O líder deve também comemorar com seus liderados cada conquista, pois isso dará mais força e entusiasmo aos que estão recebendo os elogios.

Também irá estimula aos outros membros da equipe a querer conquistar esses méritos e assim conseguir receber esses elogios que são gratificantes e prazerosos.

Sempre que sua equipe estiver desmotivada faça uma análise e descubra o motivo que os levou até aquele ponto e em seguida trace planos e metas para reverter esse quadro e em bem pouco tempo sua equipe estará com todo o gás de novo.

O líder deve diferenciar desmotivação de insatisfação

Vale também ressaltar que o que alguns líderes chamam de desmotivação pode ser insatisfação com a empresa ou com o próprio líder, é preciso descobrir de verdade o que está dentro de cada um dos liderados.

De repente a política da empresa foi mudada e afetou essa equipe.

Para isso é preciso muito trabalho do  líder para reinstalar a credibilidade, a confiança e a aceitação dessas novas normas, que poderá ser para melhorar o desenvolvimento de todos, mas que por ser nova pode causar um mal entendido e levar a equipe à desmotivação.

O ser humano na sua grande maioria é acomodado e não costuma aceitar mudanças ou pelo menos abrir um espaço para compreender o novo.

A tendência é de ser levado pelo pensamento antigo de que se é novo vai atrapalhar e que bom mesmo era o antigo.

Isso pode ser apenas uma questão de mentalidade, são os paradigmas que lhes foram implantados e que precisam ser trabalhados.

De toda forma um bom líder deve sempre estar atento ao seu papel e não esquecer os seus liderados.

Os líderes que são comprometidos de verdade estão sempre dispostos a caminhar junto à sua equipe e jamais os abandona.

Nem tampouco aceita que esses venham a ficar pra baixo.

Seguindo esses passos o líder sempre saberá como liderar uma equipe desmotivada e fazer valer o seu papel nesse campo incrível que é o da liderança.

Meu desejo é que você se torne um líder nota 1000! Vou adorar receber seus comentário, dúvidas e sugestões.

Deixe ali abaixo nos comentários! 😉

Um grande abraço!

Beth Dantas – Coach

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.