Elementos Persuasivos

Tempo de leitura: 13 minutos

Os elementos persuasivos são responsáveis por destravar a mente dos clientes, por prender a atenção dos visitantes, por despertar interesses, curiosidades, decisões, enfim através dos elementos persuasivos seus negócios poderão sim ser um sucesso.

Vejamos aqui 38 elementos persuasivos bastante utilizados no meio do marketing digital.

1- Ansiedade

Sempre que uma pessoa ler algo que desperta sua vontade de descobrir o que ele realmente espera pode ter certeza ele acionou a ansiedade e ficará ali até o final para realmente conseguir as respostas que tanto almeja.

Use e abuse desse incrível elemento persuasivo.

2- Autenticidade

Quando o seu visitante notar que seu conteúdo é sério, é eficaz, e autêntico pode ter certeza que você começou a ter um grande vínculo com esse visitante.

Você precisa ser simples como realmente deve ser sem criar expectativas que não condiz com a sua pessoa ou a sua personalidade.

3- Autoridade

Sempre que você falar de um assunto fale com autoridade, mas se você pensar assim: Mas eu não sou médico e quero falar sobre saúde por exemplo, como farei?

Você poderá sim ter um site sobre saúde e colocar sempre conteúdos verdadeiros extraídos de pesquisas sérias e conhecimentos adquiridos através de entrevistas e outras formas de captar o conhecimento.

Sendo sempre bem claro que você não é profissional da área, mas que entende e estuda o assunto e que suas colocações são sérias.

Observe as partes mais importantes dos elementos persuasivos e anote.

4-  Escassez

Nada deixa uma pessoa tão entusiasmada para adquirir algo ou participar de algo se antes ouvir frases como essas: Restam, apenas três vagas. Esse é o nosso último kit, pessoas adoram ser pressionadas e nunca querem se sentir excluídas de algo que lhe chamou a atenção.

A escassez é incrível elemento para ser usado em momentos de decisões, de fechamentos, de compras, etc..

5- Aprovação social

Sempre mostre aos seus possíveis clientes que as pessoas que já adquiriram seu material estão felizes, satisfeitas e entusiasmadas, isso faz com que elas pensem: Bom, se têm essa quantidade de pessoas falando bem desse produto, negócio, ou serviço, então é porque realmente é bom.

É o poder da aprovação social e você deve utilizar já, em seus projetos.

6- Envolvimento

Saiba aproveitar ao máximo esse elemento. Sabe aquele momento em que seu visitante assinou sua newsletter ou quando ele entrou no chat da sua empresa?

Esse momento é mágico! Ele está dizendo pra você que está se deixando envolver por sua oferta e é exatamente aí que você precisa fazer de tudo para encantá-lo.

Quantas pessoas entram em contato com empresas e são mal atendidas? Essa é uma questão muito crítica e que a Amazon tira de letras.

A Amazon têm uma atenção fora do comum por seus clientes, o que faz com que ela seja essa gigante do mercado.

Os call to actions ou “botões” são importantes elementos persuasivos

7- Inserir botões chamativos em seus posts também vai influenciar bastante a sua audiência.

Principalmente quando você tem algo que seja interessante para oferecer.

8- Frases de efeito

Sempre utilize os gatilhos mentais que você sabe que serão frases fortes e atrativas, mas que ajude a manter a decisão do visitante naquilo que é o seu objetivo.

9- Títulos Cativantes

Se você fizer uma análise própria, toda vez que você parou para ler um texto seja ele em jornal, revistas, ou blog praticamente 90% das vezes foi o título ou head line como é chamado no mundo do marketing digital que lhe prendeu ali.

10- Cor

Se depois de analisar o desempenho do seus posts você observar que aqueles que usam cores diferentes nas H2, h3 por exemplo foram os que mais chamaram atenção, então dê mais atenção a isso.

Vale lembrar que para cada nicho pode ser uma cor diferente que vai chamar mais atenção, mas tudo precisa ser testado e analisado.

Lembre-se da lei dar e receber

Elementos Persuasivos

 

11- Reciprocidade

Imagine você chegar em uma cidade e ser recebido por alguém que te deseja boa sorte e te oferece uma flor?! Em seguida ao longo da conversa ela lhe pede para você contribuir com uma quantia em dinheiro para uma determinada instituição.

Claro! É óbvio que você irá contribuir até mesmo como uma forma de retribuição por aquilo que você já recebeu mesmo sem esperar.

Essa é a lei da reciprocidade e funciona nos negócios também.

Sempre ofereça algo de valor que seja valor sentimental, valor emocional, valor financeiro, não importa!

O que realmente importa é o valor que você gerou na vida das pessoas e logo elas se tornaram seus admiradores ou pelo menos farão algo para você apenas por uma necessidade gerada dentro delas de serem recíprocos com você, porque você já foi legal com elas em um dado momento.

12- Linguagem simples

Não é raro encontrar conteúdos que usam palavras difíceis e que a maioria dos visitantes não vão entender nada.

Procure ser mais simples escreva como se estivesse conversando mesmo com o seu visitante. Deixe as formalidades para usar em um documento específico.

Esses são elementos persuasivos muito utilizados no Marketing Digital.

13- Use sinônimos

Para evitar de repetir as mesmas palavras, use os sinônimos.
Usar por exemplo:

  • carro e automóvel;
  • bonito e belo;
  • alegria e júbilo;
  • diferente e distinto;
  • inteiro e completo;
  • fácil e simples;
  • comprido e longo;
  • distante e longínquo;
  • semelhante e parecido;
  • misterioso e enigmático;

São palavras do mesmo sentido ou de sentidos parecidos e servem para enriquecer o texto sem repetir demais.

Organize a apresentação do seu conteúdo de forma persuasiva.

14- Travessões

Os travessões servem para determinar a fala quando se escreve um discurso direto por exemplo:
“E logo me apresentou à esposa — uma estimável senhora — e à filha.”

Deixa o texto mais bem chamativo alinhado e gera mais credibilidade.

15- Profundidade

Apesar de  você está evitando palavras excessivamente sofisticadas não significa que você vai insultar a inteligência do seu leitor. Utilize palavras ricas, mas de entendimento fácil.

Seu conteúdo precisa de profundidade. Deixe os leitores tão satisfeitos como se tivessem comido uma boa refeição.

16- Capturas de E-mails

Se você deseja  fazer o seu conteúdo autêntico, especialmente em uma página de destino, não faça o cliente procurar suas informações de contato. Crie seu formulário de contato fácil de encontrar. Ofereça um e-book no meio do seu conteúdo.

Newslleter

17- Atinja o Emocional

O conteúdo envolvente é um negócio poderoso. Se você pode evocar uma resposta emocional do leitor – fazê-la rir, chorar, ficar com raiva – ela será mais engajada e provavelmente começará a lê  e agir  sobre o que está lendo.

18- Bônus

Todos os leitores ficam extremamente encantados quando encontram algo para eles de forma gratuita.

Sempre ofereça mais informações e entregue muito valor.

Assim você começa a criar mais confiança com seu leitor.

Foco nas imagens para o seu conteúdo

Elementos persuasivos

 

19- Imagem de Rostos e Olhares

Uma simples imagem de uma pessoa olhando para um lado do seu artigo vai levar o seu leitor a olhar para o mesmo lugar, eles querem ver o que a pessoa da foto estar vendo.

Se você colocar a imagem olhando para o seu formulário de captura por exemplo vai direcionar o visitante também para esse mesmo lugar.

20- Fatos Comprovados

Sempre que for dá exemplos de algo que aconteceu seja bem realista, tipo se for falar de uma pesquisa que você fez inclua ali uma foto do gráfico com os respectivos resultados.

Essa técnica deixa seu conteúdo memorável e confiável.

21- Fluência

Construir um conteúdo com elementos persuasivos é usar a fluidez para seguir o rumo.
Lance mão das subposições com transições lógicas e evite ao máximo ser repetitivo ou seja

Ficar repetindo as mesmas coisas somente para criar mais linhas no texto.

22- Garantia – Sempre será um forte elemento persuasivo.

Imagine que você está criando agora sua carta de vendas, provavelmente você vai querer encorajar o seu cliente a tomar a decisão de comprar o seu produto ou serviço.

Então não hesite em oferecer aquela MEGA garantia para que ele tome a decisão e saiba que se ele não ficar satisfeito mesmo assim não sofrerá nenhum prejuízo.

Esse elemento é muito utilizado nos lançamentos de produtos digitais. Os produtores ao gravar suas cartas de vendas sempre deixam bem claro que o cliente tem determinados dias para pedir seu dinheiro de volta caso não esteja satisfeito com o seu produto.

Os grandes profissionais de marketing digital utilizam imagens como elementos persuasivos em seus blogs

23- Ilustrações e Imagens

O uso de imagens em seus conteúdos fazem grande diferença, pois atraem muito mais a atenção do visitante e principalmente se essas imagens trouxer um rosto.

As pessoa gostam de imagens de preferência que mostre olhares, que chamem atenção para uma parte específica do site. Use sua criatividade nas escolhas de imagens ideais para seus artigos.

As ilustrações como gráficos e infográficos dão muita relevância ao seu conteúdo e o melhor é que você pode distribuí-los em outros locais de divulgação como no Pinterest e assim atrair público para o seu site.

24- Posts Instrutivos

Aqueles conteúdos que leva a um conhecimento novo – uma inscrição em um determinado site, um passo á passo para efetuar uma compra, ensinar a usar uma ferramenta de SEO – lembrando que deve ser instruções simples.

Usar imagens ilustrativas, prints de tela, etc.

Para quem tem negócio local

25- Geolocalização

Usar artifícios como gírias ou eventos locais ajuda bastante a gerar engajamento com as pessoas daquele determinado local que você quer atrair.

Isso também gera confiança e autenticidade. Seja criativo.

26- Entrevistas

Sempre é bom ouvir alguém e as pessoas gostam de saber o que o outro têm a falar sobre determinados assuntos.

E por isso sempre que puder faça uma entrevista com alguém do seu nicho para poder atrair ainda mais pessoas interessadas no assunto.

Coloque também sua opinião sobre tudo que foi falado para que as pessoas sintam sua forma de pensar e como você leva á sério o seu negócio.

28- Estruturação do Conteúdo

Escrever para web é bem diferente de escrever para uma revista por exemplo e é aí que você precisa ficar atento, use parágrafos curtos, no máximo de 3 linhas para ficar fácil do seu visitante escanear seu conteúdo antes mesmo de decidir lê-lo .

29- Frequência

Escolha como você  vai alimentar seu site se uma vez por mês, por semana ou até mais vezes por semana e mantenha a constância.

Tenha muito compromisso com o que você se propôs a entregar para o seu público.

Construir seu negócio com olhar profissional e sempre utilizando os elementos persuasivos corretos te levará ao sucesso.

29- Contatos

Pessoas interessadas ​​em acompanhar seu conteúdo ou procurar informações adicionais devem poder alcançá-lo.

Além de um formulário de inscrição ou de contato, libere sempre um número de WhatsApp para que pessoas interessadas em seu conteúdo possa conversar com você e estreitar os laços.

30- Orçamento

Sempre que estiver persuadindo pessoas a adquirir o seu produto ou serviço, seja o mais claro possível sobre o que você realmente oferece e seja bastante claro na hora de responder ao pedido de orçamento.

31- Correções

Errar é algo que sempre acontece, mas devemos fazer um esforço para evitá-los. Dê ao seu conteúdo persuasivo um pouco de atenção antes de torná-lo vivo e depois voltar e lê-lo periodicamente sempre se esforçando para melhorar continuamente.

32- Perguntas

Você já percebeu que a melhor maneira de fazer as pessoas pensar enquanto lê seu material é fazer perguntas?

Perguntas são uma forma altamente eficaz de envolver um leitor e conquistar sua atenção através do texto.


33- Citações

Deseja ter conteúdo altamente persuasivos? Faça questão de fazer citações de alguém que seja referência e não se esqueça de colocar link que leve até o original para que isso seja realmente forte e verdadeiro em seu texto.

Propagar seu conteúdo sempre

34- Compartilhamentos sociais

Inclua todos os botões importantes de redes sociais para facilitar o compartilhamento.

35- Depoimentos

Se você está vendendo algo – mesmo especialmente uma ideia – você precisará de testemunhos. Obtenha as opiniões de outros para incluir em seu conteúdo e você estará apresentando uma opinião equilibrada e honesta.

O conteúdo equilibrado pode ser surpreendentemente bom para os leitores.Eles também são fortes  são elementos persuasivos.

36-  ​​Sensorial

Inclua um pouco desse sentimento é a “sensação” de sua peça escrita.


Qual é o seu sentimento quando está na sua página? Você percebe que a leitura flui facilmente? O texto está com suas  dimensionado corretamente e equilibrado? As imagens são distribuídas adequadamente?

Você sente a leveza? Se não se o sensorial está pesado mude tudo!

37- Observe o Tom

Para cada tipo de escrita é bom observar o tom, se é para jovem usar palavras mais descoladas, alegres e conhecidas da juventude.

Se tiver falando de assunto muito sério concentre-se nos pontos fortes para chamar mais atenção.

Caso, seja algo mais romântico deixe que as palavras passem essa sensação de doçura.

38- A importância da Voz

Você já deve ter lido um post no site de alguém que você conhece e parecia que estava ouvindo a voz daquela pessoa em cada palavra, em cada parágrafo?


Então, a sensação é muito boa não é mesmo?! Você já sabe como ele fala como ele dança na voz sobre o texto e os seus leitores também precisam dessa interação com você.

Sempre que produzir um conteúdo leia e observe o tom das palavras e da sua voz para que haja uma harmonia perfeita!

Bom, chegamos ao final dos 38 elementos persuasivos

E agora é sua vez de colocar a mão na massa e utilizá-los a seu favor.

Agora já que chegamos até aqui eu te convido a baixar o meu e-book que fiz com muito carinho para você melhorar também os seus vídeos!

E-book 7 Dicas Poderosas para você usar em seus vídeos

Boa leitura!

Beijos da Beth e Até á próxima 😉

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